quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Texto Inicial em Inglês

Para o pessoal que prefere ler em inglês, ou ainda, prefere ler nas duas línguas, há também um link de texto para a próxima aula.
Em classe, eu trabalharei com os dois textos, ok?

Plano de Ensino

Contéúdo

1.A Ciência Lingüística : breve histórico e objeto.
1.1. Elementos da comunicação: circuito da fala, signos, códigos.
1.2. A linguagem verbal humana: natureza e funções.
1.3. Saussure e a Lingüística:
a) sincronia e diacronia;
b) língua e fala;
c) signo lingüístico: significante e significado;
d) arbitrariedade do signo lingüístico.
2.0. Fonética
2.1. Fonética: conceito e objeto
2.2. Tipos de fonética.
2.3. O som e suas qualidades.
2.4. O aparelho fonador.
2.5. Produção, classificação e transcrição dos sons da fala.
2.6. Breve análise fonética: português/inglês.
3. Fonologia
3.1. Fonologia: conceito e objeto.
3. 4.Teoria dos atos da fala.
4.1 A pragmática e a teoria dos atos da fala.
4.2A pragmática conversacional de Grice.
4.3Análise pragmática de textos publicitários.

5.Condições de produção do discurso.
Análise do discurso: fundamentos filosóficos; conceitos de discurso; relação do discurso; relação do discurso com as condições de produção.
5.1A ideologia do discurso; conceito de sujeito na Análise do Discurso.
Análise do discurso de textos jornalísticos.

Referências Bibliográficas

FROMKIN, Victoria; RODMAN, Robert. An introduction to language. 6. ed. New York: Thomson Heinle, 1998. 566 p.
MUSSALIM, F. e BENTES, A.C. (Org.). Introdução à lingüística: Domínios e Fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001

Bibliografia complementar

CALLOU, Dinah; LEITE, Yonne. Iniciação à Fonética e à Fonologia. Jorge Zahar Editor. RJ. 2000
LEROY, M. As grandes correntes da Lingüística Contemporânea – São Paulo: Cultrix, 1971.
LOPES, E. Fundamentos da Lingüística Contemporânea - São Paulo: Cultrix ,1990.
LYONS, John. Introduction to theoretical linguistics. Cambridge, Massachusets: Cambridge University Press, 1968.
LYONS, John. Language and linguistics: an introduction. New York: Cambridge University, 1981. 356 p.
ORLANDI, E.P. O que é Lingüística, São Paulo: Brasiliense, 1986.
BARROS, S.G.C. Tentativa de análise fonológica do Português em termos de traços distintivos. In Revista de Estudos Universitários: vol. 15: 1. Sorocaba, Dez. 1989.
MARTINET, André. Elementos de Lingüística Geral - Rio de Janeiro: Forense, 1987.
LOPES, Carlota Francês Williams. An Introduction to Standard American Pronunciation: exercises in vowel and consonant pronunciation. Santos, SP: C.F.W.Lopes, 1997.
PAIS, CIDMAR T. Introdução à fonologia. São Paulo: Global Universitária, 1991.
POTTIER, B. et al. Estruturas Lingüísticas do Português - São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1972.
SAUSSURE, F. de. Curso de Lingüística Geral. São Paulo: Cultrix, 1988.
STEINBERG, Martha. Pronúncia do inglês norte-americano. São Paulo: Ática, 1986.

Primeira Atividade

Meu caros,

Nossa primeira leitura será do artigo da Revista Superinteressante chamado: Antes da Torre de Babel. Sigam o link para o artigo e tragam o texto para as atividades em classe.

Bem-Vindos ao nosso Blog

Olá, pessoal

Estamos de volta este semestre com uma disciplina superinteressante: Introdução aos Estudos Linguísticos. Vocês vão aprender sobre a história da linguística, o estudo dos sons das línguas portuguesa e inglesa, semântica, ou seja, o estudo dos sentidos e significações das palavras, pragmática, a língua em ação e análise do discurso, teorias sobre o estudo do texto.

Vocês encontrarão neste blog os documentos do curso, links, material didático e ainda podem enviar mensagens para mim e para os colegas.

Espero que gostem e que aproveitem bem este semestre.